Português

portuguese

Pусский | Françaisالعربية | Español | English | 普通话

FRIDA | Fundo de Jovens Feministas é o único fundo liderado pela juventude focado, exclusivamente, em apoiar globalmente o ativismo de jovens feministas para o avanço dos movimentos e agendas de justiça social. FRIDA foi criado para trazer novos recursos e oportunidades às mulheres jovens e juventude trans, a nível global. Acreditamos que apoiar as jovens feministas é chave para a expansão, rejuvenescimento e sustentabilidade dos movimentos e organizações de mulheres, agora e no futuro. Até os dias atuais, FRIDA completou 4 ciclos de apoio desde 2012, e acumula o apoio a 109 grupos de jovens feministas, em 67 países ao redor do mundo e concedendo um total de 713,214.00  dólares em apoios diretos.

Estamos felizes de lançar nossa quinta chamada para propostas e pretendemos apoiar 30 novos grupos de jovens feministas, liderados por mulheres e trans jovens, com até 30 anos de idade.

PRAZO PARA INSCRIÇÕES: 27 de novembro de 2016 (23.59 EST).

Este prazo está encerrado. Já não aceitamos pedidos para 2016.

Quem pode se inscrever?

  • Grupos fundados por mulheres ou trans jovens (com menos de 30 anos) que estejam comprometidas a:
  • Avaçar e defender os direitos das mulheres desde uma perspectiva feminista;
  • Melhorar as vidas das mulheres e trans* jovens a nível local, nacional, regional e internacional;
  • Organizações inclusivas, de ação coletiva e construção do movimento feminista;
  • Grupos, redes, ou coletivos baseados no Sul Global (África, Ásia e Pacífico, Oriente Médio, América Latina e Caribe, América Central, Sul e Leste Europeu e Cáucaso, Ásia Central).
  • Grupos fundados nos últimos 6 anos (se seu grupo se formou entre 2010 – 2016).

FRIDA utiliza o termo ‘feminista’ de forma abrangente para se referir a pessoas trabalhando com movimentos de mulheres ou em outros movimentos sociais que promovam e trabalhem pela segurança, igualdade, justice, pelos direitos e dignidade de meninas, mulheres e outros grupos discriminados. Baseando-se no entendimento que uma profunda discriminação ocorre no sistema de dominação patriarcal em todas as sociedades, as jovens feministas estão determinadas a desafiar, direcionar e mudar as raízes que ocasionam desigualdades, violações de direitos e injustiças. Reconhecemos que há vários feminismos e amplas oportunidades para expressar esses princípios no nosso trabalho. FRIDA enfatiza os princípios feministas através de todo seu trabalho. Esses princípios incluem: a não hierarquia, coletividade, participação, diversidade, e inclusão. Definimos enquanto jovens feministas pessoas que através das lentes de gênero se comprometem a avançar a igualdade de gênero e os direitos das mulheres, por meios feministas explícitos. FRIDA foca no ativismo liderado por feministas, com menos de 30 anos de idade.

Os grupos dirigidos por feministas de até 35 anos e aqueles criados antes do 2010 podem fazer a solicitud e ser considerados, no enquanto  como FRIDA recebe uma grande quantidade de aplicaçōes, os grupos recentemente establecidos e aqueles grupos dirigidos por feministas menores de 30 serão priorizados.’

Será dada prioridade a:

  • Grupos pequenos, emergentes e de base, redes, ou coletivos com pouco ou nenhum acesso a financiamentos de grandes instituições.
  • Grupos, redes, ou coletivos que estão iniciando ou já trabalham questões, sem nunca ter recebido financiamento anterior.
  • Grupos, redes, ou coletivos localizados em áreas remotas ou pouco servidas.
  • Grupos, redes, ou coletivos que são diferentes em suas formas de adesão e são formados ou trabalham com mulheres jovens socialmente discriminadas, em especial: refugiadas, de minorias e ou grupos discriminados por etnia, nacionalidade ou casta, mulheres em áreas rurais, mulheres em áreas urbanas empobrecidas, mulheres lésbicas e bissexuais, transgêneros, trabalhadoras do sexo, mulheres vivendo em conflitos armados e zonas de pós-conflito.
  • Grupos utilizando estratégias criativas e inovadoras para promover seu ativismo (incluindo arte, música, cultura, poesia, redes sociais etc).

A cada ano, FRIDA recebe mais de 1.000 inscrições vindas de todas as partes do mundo. Infelizmente, um grande número dessas inscrições não se encaixam nos critérios básicos de FRIDA. Queremos dar oportunidade a grupos liderados por jovens feministas. Portanto, se você acredita que seu grupo não se encaixa nos critérios básicos, por favor, considere não se inscrever. Inscrições que NÃO cumprem os critérios não serão consideradas ou revisadas. Se o seu grupos não possui os critérios, mas é um grupo liderado por feministas, por favor, considere as oportunidades de outros fundos que mostramos aqui. Se você não tem certeza se responde aos critérios, por favor, dê uma olhada nas perguntas e respostas frequentes, onde respondemos a todas as perguntas que recebemos, nos últimos anos. Caso não encontre sua pergunta, por favor, mande-nos um email para proposals@youngfeministfund.org , e nos certificaremos de responde-la o mais rápido possível.

O que FRIDA NÃO apoia?

  • Grupos ou organizações que disponham de atitude intolerante direcionada às pessoas baseando-se na idade, religião, sexo, raça/etnia, discapacidade, classe ou orientação sexual.
  • Organizações trabalando com mulheres e trans jovens, mas que seja liderada por pessoas com mais de 30 anos de idade. Não apoiamos “programas” de juventude de organizações – nós apoiamos grupos liderados pelas juventudes. Nesse momento, FRIDA não fornecerá apoio para iniciativas lideradas por homens jovens, ainda que esses se auto identifiquem enquanto feministas, devido aos nossos recursos limitados os quais dedicamos a enfrentar à extrema desigualdade e discriminação encarada pelas mulheres e trans jovens.
  • Bolsas de estudos, estágios ou taxas escolares (incluindo, doutorado ou outras pesquisas acadêmicas).
  • Grupos com orçamento acima de $25,000 dólares americanos.
  • Propostas inscritas por pessoas de maneira individual, instituições governamentais, organizações políticas ou grupos religiosos. 
  • Grupos que focam somente no fornecimento de serviços diretos (por exemplo, alfabetização comunitária, educação formal, capacitação técnica, cuidados médicos ou técnicos.
  • Grupos que focam em atividades de geração de renda.
  • Grupos baseados nos seguintes países de alta industrialização: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nova Zelândia, Holanda, Noruega, Portugal, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Suíssa, Reino Unido, Estados Unidos.

Montantes de Financiamento e Duração do Apoio

FRIDA concede apoios de até $5,000 dólares americanos. São apoios flexíveis que podem ser usados para apoio geral e/ou projetos a serem realizados em períodos de 12 meses e estão suscetíveis a renovação.

 *Por favor, observe que: FRIDA reconhece o valor geral do apoio e encoraja os grupos a priorizar os recursos de acordo com suas próprias necessidades.Por exemplo, alguns grupos podem considerar utilizar o apoio de FRIDA para cobrir despesas de equipe, administração, ou organizacionais, enquanto que outros podem usar o apoio para ajudar no estabelecimento de infraestrutura ou custos relacionados a projetos.

Como a decisão é tomada? Faça Parte do Processo de Seleção… Vocês decidem!

FRIDA se compromete a envolver e engajar os grupos liderados por jovens feministas no processo de tomada de decisões em relação aos apoios concedidos. Nós enxergamos isso como um processo de empoderamento que oportuniza às pessoas participantes uma melhor prestação de contas e investimento. Quando recebemos a sua inscrição, as assessoras de FRIDA ajudam a iniciar uma triagem para verificar se a sua inscrição se encaixa nos critérios básicos de FRIDA, mas elas não avaliam as propostas. As decisões são feitas pelas inscritas.

As inscritas que correspondem aos critérios devem votar as propostas que foram apresentadas para sua região que mais gostaram e fazer comentários sobre suas escolhas (os grupos não podem votar em suas próprias propostas). As inscritas devem votar anônimamente, baseadas nos resumos de cada inscrição apresentada para sua região. Ao votar, pedimos que os grupos tenham em mente o que pensam ser importante para a promoção e defesa dos direitos das mulheres jovens em sua região. Após a votação, os resultados são contabilizados e os grupos apoiados são selecionados.

Expectativas Referentes aos Grupos Selecionados:

Será solicitado de todos os grupos selecionados que assinem um acordo de apoio financeiro, que irá definir a contabilidade, os relatórios, e outros termos e condições referentes a como os fundos serão distribuidos. Os grupos apoiados serão demandados de estar sempre em contato com a equipe de FRIDA e de compartilhar, frequentemente, as atualiações sobre seu trabalho. Mais detalhes sobre os relatórios serão dados após a aprovação dos apoios.

Pontos importantes a serem lembrados!

  • Antes de completar a sua inscrição, por favor, leia atentamente as orientações de inscrição que determinam a sua elegibilidade para o processo. Vocês podem conferir também as Perguntas Mais Frequentes (FAQs) na página de FRIDA em http://youngfeministfund.org/apply-for-a-grant/portugues/grantfaqs-po/.
  • Todas as inscrições devem beneficiar diretamente mulheres e trans* jovens de maneira inclusiva quanto ao gênero e de forma cultural e sustentavelmente respeitosa, direcionando às questões centrais para os direitos humanos das mulheres.
  • Você não precisa ser um grupo legalmente registrado para se inscrever.
  • Você pode se inscrever em um dos seguintes idiomas: Inglês, Francês, Espanhol, Português, Russo e Árabe.
  • As inscrições serão aceitas até: 27 novembro de 2016; 23.59 EST.
  • Você pode inscrever somente uma proposta para esse ciclo de financiamento.
  • Se selecioado, o seu grupos será informado por email em dezembro de 2016. Os apoios serão concedidos aos grupos em fevereiro de 2017.

COMO INSCREVER A SUA PROPOSTA

Visando simplificar o processo de inscrição, FRIDA aceita as propostas online! Nós recomendamos fortemente que você leia todo o formulário antes de se inscrever online.

Isso te ajudará a preparar suas respostas completas antes de começar sua inscrição online. A fim de se assegurar que nós recebemos a sua inscrição, utilize o formulário online, em detrimento de enviar-nos sua proposta por email.

Depois de ler os critérios de concessões, se você acha que o seu grupo é elegível para se candidatar a uma bolsa do FRIDA, consulte os materiais de aplicação abaixo:

Clique aqui para se inscrever online!

Clique aqui para baixar o formulário de aplicação em pdf!