Perguntas frequentes

1.É possível se inscrever se você tem mais de 30 anos?

O apoio de FRIDA Fundo de Jovens Feministas é dedicado a organizações e grupos que são liderados por mulheres jovens e ou trans jovens, com menos de 30 anos. FRIDA reconhece as oportunidades limitadas de financiamento, por isso procuramos preencher a lacuna vivenciada por ativistas jovens feministas, na faixa etária de 18 a 30 anos

2. Podemos ter pessoas com mais de 30 anos na nossa organização

Sim, mas 70% da sua composição precisa ser a partir de pessoas com menos de 30 e a liderança no grupo precisa ser de mulheres jovens e ou jovens trans, abaixo de 30anos. Nós aceitamos que a faixa etária coberta inclua a jovens, que em muitos contextos, são adultas sociais (mães, casadas, provedoras de renda, eleitoras etc) e que há um viés cultural e de classe nas concepções sobre o que forma uma “jovem” ativista. Ao mesmo tempo, FRIDA se compromete em apoiar grupos que demonstrem um sólido compromisso com o ativismo feminista e a construção de movimentos, fazendo o nosso melhor para não reforçar o conceito artificial de ‘juventude’ enquanto identidade. Nesse sentido, FRIDA não recusa inscrições somente tendo como base a idade.

3. Podemos nos inscrever se somos um grupo de homens jovens que se baseia no feminismo?

Nesse momento, FRIDA não disponibiliza apoio às iniciativas de homens jovens, ainda que se auto-identifiquem como feministas devido aos recursos limitados que são dedicados e direcionados à desigualdade e discriminação fundamental enfrentada por mulheres jovens e ou trans jovens.

4. Somos elegíveis se temos homens como membros de nosso grupo?

Sim, mas 70% da sua composição precisa ser de mulheres jovens e ou trans jovens e as lideranças no grupo precisam ser mulheres jovens e ou trans jovens, com menos de 30 anos.

 5. Somos elegíveis se o nosso orçamento anual é superior a 25.000 dólares?

FRIDA é um fundo dedicado a apoiar pequenos grupos, emergentes e de base, redes, ou coletivos com mais pouco ou nenhum acesso de doador@s maiores. Por isso, a prioridade sera dada a grupos que tenham um orçamento geral inferior a 25.000 dólares.

6. Já nos inscrevemos anteriormente em outros ciclos de apoio de FRIDA e não recebemos apoio, podemos nos inscrever novamente esse ano?

Sim! Nós encorajamos fortemente a sua inscrição mais uma vez!

7. Posso fazer uma inscrição individual?

Infelizmente, FRIDA aceita somente inscrições de organizações e grupos de jovens feministas.

8. Podemos nos inscrever para uma pesquisa, bolsa de estudos , bolsa para viagem?

Nesse momento, FRIDA não apoia pesquisas acadêmicas/individuais, bolsas de estudos e bolsas para viagens. Se o seu grupo gostaria de inscrever uma proposta de pesquisa a fim de monitorar, analisar e responder a questões na sua comunidade, e utilizá-la diretamente para a incidência, ou para compartilhar conhecimento e registro/preservação de nossas histórias, ou outras razões que identifica como vitais para o seu ativismo, você pode se inscrever. FRIDA irá apoiar pesquisas orientadas por ativistas em coletivos e processos independentes, sem conxões com instituições.

9. É necessário ter 5 anos de experiência enquanto organização para a inscrição ser elegível? Somos uma organização recentemente formadas, somos aptas para inscrição?

Não é necessário 5 anos de experiência para se inscrever para o apoio de FRIDA, pelo contrário, FRIDA apoia organizações e grupos de formação recente, que foram fundadas no período entre 2009 e 2015.

10. O meu país é elegível?

FRIDA apoia grupos, redes, ou coletivos baseados no Sul Global (Africa Subsariana, Ásia e Pacífico, Oriente Médio, América Latina, América Central e Caribe, Sul e Leste Europeu e Cáucaso e Ásia Central). Aqui se encontra a lista de países que FRIDA nesse momento não pode apoiar.

11.É necessário ser uma organização legalmente registrada no seu país para se inscrever?

Não. Grupos/organizações de jovens feministas não precisam ser legalmente registrados para poderem se inscrever. Muitos grupos de jovens feministas que se estabeleceram recentemente lutam para se tornarem registrados e para outros, é uma decisão política não se registrarem legalmente. FRIDA é aberta e comprometida a apoiar esses grupos, mas também àqueles que são legalmente registrados como organizações não governamentaais em seus países.

12.É necessário enviar uma proposta de orçamento detalhada?

Nessa fase do processo da inscrição, não pe necessário inscrever um orçamento detalhado junto a sua proposta de projeto, mas somente um montante geral que está solicitando como apoio de FRIDA.

13. Em que idiomas podemos fazer a inscrição?

Nesse momento, você pode se inscrever em Árabe, Português, Inglês, Francês, Mandarim, Russo e Espanhol.

14. É possível fazer a inscrição para mais de um apoio em um mesmo ciclo de apoio ou podemos fazer mais de uma inscrição ao mesmo tempo?

Somente é permitida a inscrição de uma proposta.

15. Qual é a quantia e a duração do apoio de FRIDA?

FRIDA realiza apoios de até 5.000 dólares . São apoios flexíveis que podem ser utilizados para apoio geral e ou projetos com períodos de 12 meses, sendo possível também a renovação do apoio.

16. Não conseguimos acessar o formulário online, podemos enviar a proposta pelo email?

Recomendamos que a inscrição seja online. Se o formulário não abrir, o acesso pode estar sendo negado devido a restrições de configuração do seu computador. É necessário checá-las ou tentar em outro computador. Se mesmo assim não conseguir acessar o formulário, você pode enviar a sua proposta para proposals@youngfeministfund.org

17.Qual é o prazo para as incrições?

Este prazo está encerrado. Já não aceitamos pedidos para 2016.

18. Como é o processo de decisão sobre os projetos?

Uma vez que as incrições são recebidas, a equipe de FRIDA e suas assessoras conduzem uma revisão inicial para filtrar as propostas que não se encaixam nos critérios. A seguir, são disponibilizados resumos de todas as propostas para todas as inscritas, ao mesmo tempo em que se solicita que elas votem nas propostas de sua preferência, e que comentem suas escolhas (não é permitido que os grupos votem em suas próprias propostas). Durante a votação, pedimos que as candidatas tenham em mente o que elas acham que é importante para a promoção e defesa dos direitos de ativistas jovens feministas, bem como os valores e metas centrais de FRIDA. Depois de receber todos os votos, os resultados são computados e a seleção final das propostas é anunciada

19. Posso votar no meu grupo?

Não, você não pode votar no seu grupo. A votação de FRIDA é um processo transparente e grupos que tentam votar neles mesmos serão desqualificados

20. Quando seremos avisadas sobre o status de nossa proposta?

A cada ano, recebemos uma grande quantidade de propostas. Portanto, algumas vezes, recebemos não conseguimos avisar logo após o encerramento das inscrições. Esse processo pode levar até 2 meses, mas todas inscritas irão receber notificações sobre o status de sua inscrição.

Se desejar mais informações sobre os valores, a missão e visão de FRIDA, por favor, dê uma olhada em nossa página.