Perguntas frequentes
É possível se inscrever se você tem mais de 30 anos? Podemos nos inscrever se somos um grupo de homens jovens que se baseia no feminismo? Posso fazer uma inscrição individual?

1. O que FRIDA quer dizer com ‘feminismo’ e ‘jovem feminismo’?

A FRIDA usa o termo ‘feminista’ amplamente para se referir a indivíduos e coletivas que trabalham nos movimentos de mulheres ou em outros movimentos sociais para promover e trabalhar em prol da segurança, igualdade, justiça, direitos e dignidade de meninas, mulheres e outros grupos marginalizados. Com base no entendimento de que a discriminação ocorre nos sistemas patriarcais de dominação em todas as sociedades, as jovens feministas estão determinadas a desafiar, abordar e mudar as causas profundas dessas desigualdades, violações de direitos e injustiça existentes. Reconhecemos que existem múltiplos feminismos e promovemos oportunidades para expressar esses princípios em nosso trabalho. O FRIDA enfatiza os princípios feministas ao longo de todo o seu trabalho. Esses princípios incluem: não hierarquia, coletividade, participação, diversidade e inclusão. Definimos jovens ativistas feministas como indivíduos de todo o espectro de gênero comprometidos com o avanço da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres por vias explicitamente feministas. O FRIDA foca no ativismo liderado por feministas com menos de 30 anos de idade.

2. A que se refere o termo “jovens trans e intersexuais”?

Jovens trans refere-se a qualquer jovem que se identifique com uma identidade de gênero não-conforme. A nível global, o termo inclui indivíduos transgêneros, transexuais, queer e travestis. Em algumas regiões e países, o termo também pode incluir termos locais que se referem àqueles que não se identificam como homens ou mulheres, geralmente chamados de terceiro gênero.
Intersexo é um termo usado para descrever uma ampla gama de variações corporais naturais. Jovens intersexo refere-se a indivíduos jovens nascidos com características sexuais (incluindo órgãos genitais, gônadas e padrões cromossômicos) que não se encaixam em noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos. Em alguns casos, os traços intersexuais são visíveis no nascimento, enquanto em outros não são aparentes até a puberdade. Algumas variações cromossômicas intersexuais podem não ser fisicamente aparentes.

3. É possível se inscrever se você tem mais de 30 anos?

O apoio de FRIDA I Fundo de Jovens Feministas é dedicado a organizações e grupos que são liderados por meninas, mulheres jovens, jovens trans e intersexo, com menos de 30 anos. O FRIDA reconhece que há oportunidades limitadas de financiamento, e por isso procuramos preencher a lacuna vivenciada por ativistas jovens feministas com idade menor que 30 anos. Se o seu grupo é liderado por mulheres jovens ou jovens trans e intersexo de até 35 anos você ainda pode se aplicar se a maioria dos membros da sua organização tiver menos que 30 anos. Entretanto, será dada prioridade para grupos liderado por garotas, mulheres, pessoas trans ou pessoas intersex jovens menores de 30 anos.

4. Podemos ter pessoas com mais de 30 anos na nossa organização?

Sim, mas 70% da composição do grupo precisa ser de pessoas com menos de 30 e a liderança no grupo precisa ser de meninas, mulheres jovens, jovens trans e intersexo abaixo de 30 anos. Nós entendemos que essa faixa etária inclui jovens, que em muitos contextos, são adultas sociais (mães, casadas, provedoras de renda, eleitoras, etc.) e que há um viés cultural e de classe nas concepções sobre o que forma uma “jovem” ativista. Ao mesmo tempo, o FRIDA se compromete em apoiar grupos que demonstram um sólido compromisso com o ativismo feminista e a construção de movimentos, fazendo o nosso melhor para não reforçar o conceito artificial de ‘juventude’ enquanto identidade. Nesse sentido, o FRIDA não recusa inscrições tendo como base somente a idade.

5. Somos um grupo de/liderado por meninas, adolescentes trans e intersex. Meu grupo pode se inscrever?

Sim, encorajamos que vocês se inscrevam! Desde o primeiro ciclo de subsídios, a FRIDA vem financiando e apoiando grupos feministas jovens liderados por meninas adolescentes ou centrados em meninas adolescentes. Isso inclui meninas cis, trans, intersexo e de gêneros não-conformes. Por meio do processo participativo de subsídio impulsionada pelos movimentos, nós já apoiamos cerca de 95 grupos liderados por meninas e centrados em meninas em: Ásia e Pacífico, África Ocidental, Oriental, Central e Sul da África, Oriente Médio e Norte da África, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental, Cáucaso, Ásia Central e do Norte.

6. Podemos nos inscrever se somos um grupo liderado por homens cis jovens feministas?

Nesse momento, o FRIDA não disponibiliza apoio às iniciativas de homens cis jovens, ainda que se auto-identifiquem como feministas, devido aos recursos limitados que são dedicados e direcionados para lidar com a desigualdade e discriminação enfrentada por meninas, mulheres jovens, jovens trans e intersexo.

7. Somos elegíveis se temos homens cis como membros de nosso grupo?

Sim, mas 70% da composição do grupo precisa ser de meninas, mulheres jovens, jovens trans e intersexo e as lideranças no grupo precisam ser meninas, mulheres jovens, jovens trans e intersexo com menos de 30 anos.

8. Somos elegíveis se o nosso orçamento anual é superior a USD 50,000.00?

O FRIDA é um fundo dedicado a apoiar pequenos e emergentes grupos, redes ou coletivas com pouco ou nenhum acesso a grandes doadores. Por isso, a prioridade será dada a grupos que tenham um orçamento geral inferior a USD 50,000.00.

9. Já nos inscrevemos anteriormente em outros ciclos do FRIDA e não fomos selecionados para receber apoio. Podemos nos inscrever novamente este ano?

Sim! Nós encorajamos fortemente a sua inscrição!

10. Posso fazer uma inscrição individual?

Infelizmente, o FRIDA aceita somente inscrições de organizações, grupos e coletivas de jovens feministas.

11. Podemos nos inscrever para uma pesquisa, bolsa de estudos, subsídios para viagem?

Nesse momento, o FRIDA não apoia pesquisas acadêmicas/individuais, bolsas de estudos e/ou viagens. Se o seu grupo gostaria de inscrever uma proposta de pesquisa a fim de monitorar, analisar e responder a questões na sua comunidade, e utilizá-la diretamente para advocacy, ou para compartilhar conhecimento e registrar/preservar histórias, ou outras razões que identifica como vitais para o seu ativismo, você pode se inscrever. O FRIDA irá apoiar pesquisas orientadas pelo ativismo e por processos coletivos e independentes, sem conexões com instituições.

12. É necessário ter 5 anos de experiência enquanto organização para a inscrição ser elegível? Somos uma organização recentemente formada, somos aptas para inscrição?

Não é necessário ter 5 anos de experiência para se inscrever para o subsídio do FRIDA. Pelo contrário, o FRIDA apoia organizações e grupos de formação recente, que foram fundados no período entre 2013 e 2020.

13. O meu país é elegível?

O FRIDA apoia grupos, redes, ou coletivas baseados no Sul Global (Ásia e Pacífico, África Ocidental, Oriental, Central e Sul da África, Oriente Médio e Norte da África, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental, Cáucaso, Ásia Central e do Norte).

Não apoiamos grupos baseados no seguintes países altamente industrializados: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nova Zelândia, Holanda, Noruega, Portugal, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos.

Áreas geográficas como Guadeloupe, Martinique, Réunion, French Polynesia, French Guyana, Mayotte, New Caledonia, Saint Barthélemy and Saint Martin, Saint Pierre and Miquelon, Wallis and Futuna, Puerto Rico, US Virgin Islands, American Samoa, Guam e Northern Marina Island são elegíveis para se inscrever.

14. É necessário ser uma organização legalmente registrada no nosso país para nos inscrevermos?

Não. Grupos/organizações de jovens feministas não precisam ser legalmente registrados para poderem se inscrever. Muitos grupos de jovens feministas que se estabeleceram recentemente lutam para se tornarem registrados e para outros, é uma decisão política não se registrarem legalmente. O FRIDA está aberto e comprometido a apoiar esses grupos, mas também aqueles que são legalmente registrados como organizações não governamentais em seus países.

15. É necessário enviar uma proposta de orçamento detalhada?

Nessa fase do processo da inscrição, não é necessário inscrever um orçamento detalhado junto a sua proposta de projeto, somente a quantia geral em USD que está solicitando como subsídio do FRIDA.

16. Em que idiomas podemos fazer a inscrição?

Você pode se inscrever em uma das seguintes línguas: Árabe, Português, Inglês, Francês, Mandarim, Russo ou Espanhol.

17. É possível fazer a inscrição para mais de um subsídio em um mesmo ciclo de subsídio ou podemos fazer mais de uma inscrição ao mesmo tempo?

Não. Um grupo pode se inscrever apenas uma vez e apenas com uma proposta para subsídio.

18. Qual é a quantia e a duração do apoio do FRIDA?

O FRIDA realiza apoios de até USD 6,000.00. São subsídios flexíveis que podem ser utilizados para apoio geral e ou de projetos com períodos de 12 meses, sendo passível de renovação.

19. O que o FRIDA quer dizer com financiamento flexível?

O FRIDA entende que um financiamento sob uma perspectiva feminista e de cuidado também deve considerar que, para um projeto acontecer e para a existência de um grupo, há custos operacionais. O FRIDA não quer que esses custos e o trabalho das ativistas sejam invisíveis. É por isso que você pode solicitar AMBOS apoio para projetos para diferentes atividades ou projetos específicos em que seu grupo está trabalhando (oficinas, reuniões, protestos, arte, música, performances etc.) e apoio geral para os custos operacionais de sua organização (espaço de escritório, administração salários).

20. Não conseguimos acessar o formulário online, podemos enviar a proposta pelo email?

Recomendamos fortemente que a inscrição seja feita online. Se o formulário não abrir, o acesso pode estar sendo negado devido a restrições de configuração do seu computador. É necessário checá-las ou tentar se inscrever com outro computador. Se mesmo assim não conseguir acessar o formulário, por favor entre em contato pelo email proposals@youngfeministfund.org

21. O que significa o processo de votação das candidatas? Quem toma a decisão final?

A FRIDA está comprometida a envolver grupos liderados por jovens feministas na decisão de quais trabalhos ou projetos o FRIDA deveria apoiar em seu contexto. Todas os grupos candidatos que se enquadram nos critérios do FRIDA deverão ler os resumos das propostas previamente anonimizadas dos demais grupos em sua região. A votação será feita anonimamente e cada grupo compartilhará as razões pelas quais estão votando nas propostas escolhidas (os grupos não podem votar em suas próprias propostas). Ao votar, pedimos aos grupos que mantenham em mente a força do vínculo entre o trabalho liderado por mulheres jovens e o trabalho feminista.

22. Posso votar no meu grupo?
Não, você não pode votar no seu grupo. A votação do FRIDA é um processo transparente e grupos que tentarem votar neles mesmos serão desqualificados